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“Cowboy Carter”, de Beyoncé, não ganha indicações no CMA Awards

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Os indicados ao CMA Awards foram revelados na tarde de ontem (9) e a ausência de um nome logo chamou a atenção: o de Beyoncé. A cantora não apareceu em nenhuma categoria e, até agora, não se sabe se ela foi esnobada ou se simplesmente não inscreveu o álbum “Cowboy Carter” para concorrer.

Vale lembrar que foi um episódio ocorrido em uma cerimônia da Country Music Association que acabou servindo de estopim para o surgimento de “Cowboy Carter”.

Em 2016, a cantora foi à premiação cantar “Daddy Lessons” ao lado do trio The Chicks, que havia feito uma cover da música. A performance foi elogiada e rendeu altos índices de audiência para a transmissão televisiva da entrega dos prêmios. Por outro lado, muitos fãs mais conservadores do estilo reclamaram da presença, dizendo que ela não pertencia ao gênero.

A CMA acabou por retirar todas as postagens sobre a apresentação, dando a entender que a entidade sucumbiu à pressão do lado mais reacionário, e mesmo racista, dos fãs do estilo.

Segundo Beyoncé, essa experiência levou à criação de Cowboy Carter, quando ela disse que ficou claro para ela que não era bem-vinda no espaço da música country. Ao invés de simplesmente deixar que certas pessoas a afastassem de vez do gênero, ela sentiu-se encorajada a explorar a história da música country, e usá-la em seu trabalho,

Isso não significa que os dois lados tenham feito as pazes. Uma matéria na Pitchfork sobre a questão lembra que, apesar de ter chegado ao topo da parada de country, o hit “TEXAS HOLD ‘EM” foi pouco executada nas emissoras de rádio especializadas

Para o jornalista Jazz Monroe, “a aparente rejeição da CMA está alinhada com a percepção — notada pela própria Beyoncé e explorada no discurso que explodiu em torno do álbum — de que os guardiões da música country desejam transformar suas instituições em clubes exclusivos, pouco receptivos a pessoas de fora e, particularmente, a mulheres negras.”

Como já dissemos, ainda não se sabe se a cantora foi de fato ignorada ou simplesmente não quis concorrer. Por outro lado, a incursão de outro artista do mundo pop no gênero vista esse ano foi abraçada pela Associação – e pelo establishment do estilo.

Post Malone teve quatro indicações por “I Had Some Help (Feat. Morgan Wallen)”: melhor canção, single e vídeo, e evento musical do ano.

Outro indicado que chama a atenção é Shaboozey, artista que, inegavelmente, deslanchou após aparecer como convidado em duas faixas de “Cowboy Carter”.

O cantor já tinha dois álbuns que nunca haviam aparecido na parada da Billboard, tanto a geral quanto a de country. “Where I’ve Been, Isn’t Where I’m Going”, seu terceiro trabalho, saiu pouco mais de um mês depois do disco de Beyoncé e chegou ao quinto lugar no Billboard 200 (e segundo na lista de country).

Enquanto isso, “A Bar Song (Tipsy) acaba de completar nove semanas como single número 1 da América e está indicada a single do ano e o cantor como revelação no CMA Awards que acontece no dia 20 de novembro.

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